Relações com Investidores

História

Os negócios de soluções ambientais iniciaram-se a partir da fundação da antiga Ambitec em 1995, sendo que o sócio Tercio Borlenghi Junior passou a integrar o seu quadro societário em 1998. Em maio de 1996, a empresa expandiu suas atividades na área de logística com a fundação da Getel Logística, ampliando sua atuação além de gestão e valorização de resíduos em transporte para grandes empresas e indústrias em todo o Brasil. Ainda, em 2005, foi fundada a Brasil Ambiental Central de Tratamento de Resíduos, atuando no gerenciamento das centrais de tratamento de resíduos (CTR). Em 2008, a Companhia foi constituída sob a denominação de Planeta Ambiental – Central de Serviços Compartilhados, que tinha objeto social relacionado à área de atendimento a emergências.

Em setembro de 2010, foi fundada a AMBIPAR Participações e Empreendimentos S/A (“AMBIPAR”), visando consolidar o controle de todas as empresas do grupo.

Em maio de 2011, a AMBIPAR se tornou controladora da Companhia. Posteriormente, seu objeto social foi alterado para participações em outras empresas e gerenciamento de resíduos. No mesmo mês, a AMBIPAR adquiriu 51% da Descarte Certo, empresa que atua na divisão de manufatura reversa, sendo responsável pela gestão da cadeia reversa de produtos pós-consumo, beneficiando subprodutos e reinserindo todos como matéria-prima na última ponta da cadeia produtiva (economia circular), gerando impactos positivos para o meio ambiente. Em agosto de 2017, a AMBIPAR adquiriu os 49% restantes da Descarte Certo.

Durante o ano de 2019, a AMBIPAR desenvolveu e implantou uma estratégia de “rebranding”, por meio da qual alterou as denominações das empresas do grupo, para reforçar a identidade AMBIPAR, fortalecendo a marca e sua interação com os clientes, que passaram a ter uma percepção integrada de todas as atividades do grupo.

Com “rebranding”, houve também uma reestruturação societária para dividir a AMBIPAR em duas verticais, a Ambipar Response e a Ambipar Environmental, sendo que todos os negócios relacionados a soluções ambientais (Ambitec, Descarte Certo, Resi Solution, Ecosorb e Getel Logística) passaram a ser consolidados na vertical Environmental e os negócios relacionados a atendimento de emergências passaram a ser consolidados na vertical Response. Dessa forma, ao longo de 2020 e 2021, a Companhia se tornou a holding consolidadora das empresas da vertical Environmental.

Em 2020, a Companhia também adquiriu a Revalore, Supply, Verde Ghaia e mbito e, ao longo de 2021, AFC, Metal Ar, Centroeste, Boomera, Ecológica Nordeste (por meio da AFC), Biofílica, Drypol e Triciclo, todas estratégicas para o desenvolvimento de suas atividades de gerenciamento de resíduos. Adicionalmente, em junho de 2021, adquiriu a DISAL, empresa chilena de gerenciamento de resíduos, com vistas a promover a expansão internacional de seu negócio.