Environmental ESG Participações S.A
Somos uma Companhia de soluções ambientais, que oferece uma plataforma completa para a valorização de resíduos industriais, pós-consumo, reciclagem, coprocessamento, manufatura reversa e outros serviços relacionados à gestão de resíduos, todos focados na economia circular e nos princípios ambiental, social e governança (ESG – Environmental, Social and Governance, em inglês). Somos geradores de créditos de carbono genuíno em nossas próprias operações devido à natureza de nossas atividades, de forma sistêmica e recorrente, seja na valorização de resíduos, seja nos processos de reciclagem e pós consumo e, ainda, na manutenção e preservação de florestas nativas.
Fazemos parte do Grupo AMBIPAR, fundado em 1995 por Tercio Borlenghi Junior, atual Presidente do Conselho de Administração da AMBIPAR e nosso acionista controlador.
Nosso propósito é valorizar os resíduos de nossos clientes, mediante dedicação aos processos de gestão de resíduos e suas transformações para o retorno à cadeia produtiva e, assim, mitigar as mudanças climáticas. Contamos com um centro de pesquisa e desenvolvimento com tecnologia de ponta focado nesse propósito, no qual já alcançamos resultados positivos em trazer soluções de sustentabilidade para diversos setores: papel e celulose, farmacêutico, cosméticos, bebidas e alimentos e embalagens de pós consumo. Temos atuação de destaque no Brasil e recentemente iniciamos nossa expansão internacional com a entrada nos mercados do Chile, Peru e Paraguai.
Oferecemos soluções customizadas às necessidades de cada um de nossos clientes, visando à implementação de tecnologias disruptivas e processos que permitem tratar e valorizar os resíduos em sua origem, devolvendo-os, sempre que possível, como matéria-prima para as cadeias produtivas, buscando um modelo de produção e consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, prolongando seu ciclo de vida (“Economia Circular”). Ao reincorporar os resíduos aos processos produtivos, nossos clientes tendem a melhorar seus índices de sustentabilidade e poupam recursos financeiros e naturais importantes para as mudanças climáticas do planeta.
Engajados no combate ao aquecimento global, focamos em processos que minimizam as emissões de gases de efeito estufa (“GEE”) da atmosfera, como o dióxido de carbono (“CO2”), pela indústria e comércio, buscando beneficiar a população mundial, além de criar e implementar formas que possibilitam a valorização dos resíduos. Ainda, investimos em projetos de conservação, reflorestamento e restauração, bem como manejo agropecuário sustentável, os quais geram créditos de carbono, o que nos possibilita, também, rentabilizar os nossos negócios com a comercialização desses créditos.
Ramos de Atuação
Gestão de Resíduos
- Gestão de resíduos com foco na indústria de mineração: Os processos de perfuração da indústria de mineração (exploração de calcário, minério de ferro entre outros) geram uma grande quantidade de materiais inservíveis (estéreis). Nossos processos de valorização visam reinserir esses materiais em novos mercados e em outros negócios como matéria-prima.
- Valorização de resíduos, coprocessamento, blending e aluguel de equipamentos: A valorização de resíduos atende à demanda de mercado sobre como tratar os resíduos, transformando-os em matéria prima ou subprodutos. Por meio da nossa área de PD&I, auxiliamos nossos clientes com estudos de viabilidade e no desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento total desses resíduos. Nossas equipes técnicas operacionais realizam o dimensionamento e elaboração de projetos on site de unidades de valorização de resíduos. Temos em nosso portfólio a elaboração e execução de projetos de plataformas de compostagem de resíduos orgânicos, orgânicos-minerais, industriais e usinas de beneficiamento de resíduos minerais.
- Coleta de resíduos (inclusive industriais), condicionamento, descontaminação e blending: Possuímos uma frota especializada para o transporte de diversos tipos de resíduos, sejam eles sólidos, líquidos, a granel ou fracionados, provenientes da geração de resíduos da indústria e comércio, em especial os contaminados com óleos lubrificantes. Estes resíduos são transportados para centros de valorização de resíduos, onde realizamos o beneficiamento dos materiais.
- Logística reversa: Aplicando o conceito da Economia Circular, oferecemos o serviço de logística reversa na desmontagem e descaracterização de produtos para fins de reutilização, reciclagem e venda de sucata, com proteção da marca de nossos clientes. Nossas unidades de manufatura reversa processam os resíduos de acordo com as suas características principais na desmontagem, segregação, reciclagem e reutilização de materiais, tal como a divisão entre linha branca (geladeiras, freezers, máquinas de lavar, e outros), linha marrom (televisores, projetores, e outros), linha azul (pequenos eletrodomésticos), linha verde (microcomputadores, laptops, celulares, e outros), fraldas e absorventes, resíduos obsoletos, resíduos inservíveis ou fora de especificação e embalagens (bebidas, cosméticos, e outros). Somado a isso, contamos com operações de logística reversa bem estruturadas com os mercados de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias e produtos eletroeletrônicos.
- Coprocessamento: Possuímos diversas plantas de blendagem de resíduos contaminados com óleos, solventes e graxas que possuem grande poder calorífico e são utilizados em fornos de cimenteiras para substituição de combustíveis fósseis (carvão COQUE) gerando energia à base de tais resíduos.
- Tratamento e Descarte de Resíduos: Para os pequenos volumes de resíduos, cuja valorização não tenha viabilidade técnica, é realizada a disposição final em locais apropriados e certificados pelos órgãos ambientais. Ao final de todo o processo, é disponibilizado ao cliente um certificado de rastreabilidade dos resíduos, assegurando a transparência das etapas dos processos e quantidades geradas.
Economia Circular
- Soluções ecossistêmicas pós-consumo: Sob o conceito da Economia Circular, realizamos consultorias técnicas e transformamos resíduos plásticos pós-consumo em (a) matéria-prima para indústrias químicas; e (b) produtos reciclados (lonas, bancos, utensílios). Atuamos em parceria com cooperativas de catadores e cooperados para transformar resíduos em matérias-primas ou novos produtos reciclados.
Descarbonização
- Gestão de gases do efeito estufa, originação de créditos de carbono e operações envolvendo corretagem de Reserva Legal: Somos, pela natureza de nossas atividades, geradores de crédito de carbono através de: (a) processos de valorização de resíduos, com a criação de produtos como o Ecosolo (condicionador de solos), que reduzem as emissões de carbono em duas etapas: (i) processamento de resíduos orgânicos e (ii) implementação de agricultura regenerativa capturando CO2 da atmosfera; (b) reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos como matéria-prima à cadeia produtiva (Economia Circular/logística reversa), como, por exemplo, plásticos, vidros, metais e outros materiais; (c) substituição de matriz energética em plantas de coprocessamento; ou (d) Nature-Based Solutions (Soluções Baseadas na Natureza), conceito que inclui: (i) Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), abordagem que gera créditos de carbono por meio de ações de combate ao desmatamento e à degradação florestal combinado com atividades sociais de clima e biodiversidade, o que preserva e aumenta estoques de carbono florestal, além de garantir o manejo sustentável de florestas; (ii) gestão agropecuária (ALM), abordagem que gera créditos em áreas de produção agrícola e pecuária, melhorando a qualidade e o armazenamento de carbono no solo; (iii) reflorestamento (ARR), abordagem que gera créditos de carbono por plantio de novas árvores em áreas onde não havia floresta (afforestation) e regeneração em áreas onde houve desmatamento (reforestation), recuperando ou criando uma nova floresta, o que acumula carbono na biomassa, melhora a qualidade ambiental de fazendas e garante maior produtividade; e (iv) compensação de reserva legal (CRL) para propriedades rurais que têm déficit de Reserva Legal e não estão de acordo com o novo Código Florestal, a CRL é uma solução que endereça o problema sem perda de área produtiva.
Consultoria, Compliance e Logística
- Rastreabilidade, consultoria e auditoria de software de Inteligência Artificial: Por meio da prestação de serviços de consultoria e auditoria em compliance, promovemos a segurança das operações de nossos clientes e ajudamos a evitar que sofram penalidades ou multas em decorrência da extensa legislação socioambiental brasileira incidente sobre suas respectivas atividades. Mediante o oferecimento de soluções no segmento de gestão integrada com foco em ESG, assim como de softwares e treinamentos voltados para a profissionalização do mercado ESG, ajudamos nossos clientes a implementar uma agenda de sustentabilidade e validamos suas ações sustentáveis.
- Projetos ambientais: A nossa equipe de engenharia propicia projetos técnicos para serviços de desassoreamento de corpos hídricos, remediação de áreas contaminadas, construção para operação de pátios de compostagem e outros projetos técnicos de soluções ambientais.
- Produtos ambientais: Nossa equipe de PD&I desenvolve produtos inovadores com base em resíduos processados e valorizados. Já foram desenvolvidos produtos de alta qualidade, com patentes registradas no Brasil e prêmios de inovação, conforme mencionado acima. O primeiro exemplo de produto ambiental é o Ecosolo, adubo orgânico elaborado a partir de resíduos da indústria de papel e celulose. O resultado é um condicionador de solo, já registrado no Ministério da Agricultura (MAPA), tendo recebido certificação do Instituto Biodinâmico (IBD), maior certificador de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina. Em 2020, foi iniciado um trabalho de certificação para geração de créditos de carbono a partir do Ecosolo, junto a produtores rurais. Outros exemplos de produtos ambientais são: (a) sabonete e shampoo de colágeno, que surgiram a partir da valorização de resíduos de encapsuladores de vitaminas e medicamentos gerados pela indústria farmacêutica, até então destinados a aterros; (b) Ecoálcool, o qual surgiu por meio da valorização e transformação dos resíduos de açúcar e grãos como milho e soja em álcool etílico, sendo utilizado em aromatizantes e essências; (c) Ecobase, elaborado a partir de resíduos minerais da indústria de papel e celulose que seriam destinados para aterros sanitários, podendo ser utilizado na produção de artefatos cimentícios para construção civil servindo de sub-base de estradas rurais. Possui certificação de qualidade em resistência e permite a permeabilização da água para o solo.